segunda-feira, 12 de setembro de 2011

decoração de mesa - podemos inovar?

Cobrir a mesa com toalha de pano? Temos outra solução...

Com o novo olhar de quem se preocupa com a cultura local, algumas pessoas já se envolvem em outros tipos de decoração em espaços gastronômicos. Tantos são os festivais de gastronomia que existem, tantos são os novos mestres na arte da culinária, e tantas universidades voltadas para este fim, que bom.
Mas em cada cidade existe “aquela famosa cozinheira” que aprendeu com a mãe, que aprendeu com a avó e assim por diante, que vem de geração em geração. Não é assim em nossas cidades, pena que em algumas essas famosas “mestras” não sejam tão conhecidas, nem tão valorizadas quanto deveriam.
No programa do Olivier na GNT deste sábado, dia 10 de setembro, ele esteve em Fernando de Noronha, participando de um festival de gastronomia do local e o que mais chamou a nossa atenção foi a toalha que ele usou na mesa: era de folha de bananeira, com as panelas de barro e decoração com as flores da ilha. Produção associada pura.
Imaginem que não teremos que lavar gastar mais água deste planeta, utilizou o que já existe na ilha e que decorou agregando valor ao ambiente, tornando-o diferente aos olhos dos turistas que se sentiram realmente em uma ilha – agregar valor com as coisas que já existem.
Folha de bananeira, em quantos locais pode ter esse tipo de decoração?
Quantos restaurantes podem esquecer as toalhas de plástico e colocar toalhas que podem ser encontradas na sua cidade, seja bordada por uma bordadeira local com o nome do local, seja feita com um material encontrado na cidade, seja da região, o que precisamos é nos conectar com as possibilidades da nossa cidade,região e Estado.
Gente mude o olhar! Procure compreender que temos que inovar resgatando nossos valores. Valorizar o que é nosso. É isso.


http://www.olivieranquier.com.br/programa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário