sexta-feira, 9 de setembro de 2011

cheiros e sensações



Lendo o blog da minha filha que esta em Macau “senti” em suas palavras o cheiro da cidade e o movimento do local. Como algumas pessoas podem através de suas palavras transportar o leitor ao desconhecido, fazer com que ele sinta o local e tenha vontade de ir ou não visitar o destino em referencia.
Neste dia falo de Cambará do Sul e minha experiência com um povo acolhedor e na vivencia de várias atividades turísticas.
Como visitante levamos o que registramos em nossa máquina de fotografia, levamos lembranças como falei ontem, se conhecermos alguém levamos as pessoas do local, mas uma coisa nós levamos sempre o cheiro e o gosto, não é assim?
 Falamos aos outros: naquela cidade provei o famoso Churrasco na Vala, feito na parte da frente de um galpão antigo, onde as pessoas que me recebiam estavam trajadas a caráter, mas uma coisa eu nunca mais vou esquecer o aroma do churrasco feito na vala (tradição local).
Eu, Mirian, não me esqueço do cheiro do café coado na hora e do local em si, pois estamos falando de um galpão onde fomos recebidos pelos proprietários com um tradicional churrasco gaucho só que feito na vala, uma linda dança típica da cidade, pessoas com sorrisos no rosto, abraços, informações, cultura, encantamento, contemplação, surpresa em cada canto, emoções, mas o cheiro do café ficou registrado na minha mente e para minha felicidade posso dividir a fumaça da foto com vocês.
Fiz amigos nesta cidade, conhecer Vânia foi um marco em minha vida, ter caminhado ao lado do Vico e saborear suas geléias foi muito bom. Mas Cambará do Sul para mim vai ficar para sempre naquela fumaça do café fresquinho feito no fogão de lenha por um autentico gaucho.
É isso que precisamos em nossas cidades, colocar para o visitante o nosso melhor cheiro, o nosso melhor sabor, a nossa tradição. Quem verdadeiramente conhece a tradição do local onde reside, ou vou mais ainda, quantas pessoas resolvem montar um hotel e não fazem pesquisa local para saber como é a cultura daquela cidade. Como ele pode agregar valor ao seu equipamento através destas ofertas se ele souber aproveitar a cultura local. Quantos turistas que visitam um destino e saem sem conhecer a cidade e seus “encantos”, temos que pensar em agradar, encantar, agregar valor através da nossa cultura local.
Esse é o meu desejo de hoje: que em cada local que você visitar, você leve o melhor daquela cidade
Quintais de Cambará do Sul - conheça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário