quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Novo Airão no Amazonas um grande exemplo.


Em Novo Airão - AM  foi organizada uma atividade turística vivendo um dia como artesão , onde o turista fica na comunidade com os artesãos e coloca literalmente mão na massa, fazendo o artesanato local, vivenciando uma experiência que ficará marcada na sua viagem, terá o contato com a comunidade local, levará como lembrança a peça feita durante a sua visita . Vivenciar uma atividade turistica é disso que falamos na produção associada ao turismo.


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Aves são atração em Ubatuba

Aves são atração em Ubatuba

A diversidade de pássaros que vivem em Ubatuba, litoral paulista, tem atraído turistas ao local.

 

A cidade autodenominada capital brasileira da observação das aves sedia, até o dia 4 de outubro, o UbatubaBirds Festival, um festival dedicado ao birdwatching.

O evento está em sua sexta edição e conta com diversas atividades, como cursos (de observação e de fotografia de aves), exposições, concursos de fotografia, e inclusive uma gincana de vozes, para ver quem imita melhor os sons emitidos pelos pássaros.

 

Veja mais informações no site http://www.ubatubabirds.com.br/.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dicas pro verão - Aquiraz - Ceará


Dicas pro verão... AQUIRAZ – CEARÁ
 Um Paraíso com uma praia maravilhosa, perto de Fortaleza e outras praias, muito quiosques com saborosos com opções de variados peixes, um artesanato de primeira e o melhor jipes para aproveitar o “Beach Park dos pobres” como diz um pescador, que é a opção de passear pelas dunas e ver o por do sol...
Para quem quer aproveitar o Beach Park fica perto, mas para quem não quer fazer nada e só aproveitar, minha dica é se hospede no “Laguna Blu”, vá a pé para praia, fique na lagoa que se forma no verão na frente do hotel e perto do mar(só vendo pra crer), sentados em mesas dos quiosques que ficam dentro da lagoa com os peixes beliscando seus pés e se desejar fale com a Helena da Agência Cores  e faça uma atividade turística  maravilhosa “cores e sabores” em uma jangada e com almoço incluído que vai deixar você não querendo voltar mais para casa.
Fazer nada e fazer tudo nas férias, é isso que  este local te proporciona.
 Ideal para crianças pois a lagoa é uma felicidade a parte para criançada e para nós marmanjos nada melhor do que deitar em uma cadeira que fica dentro da lagoa, deixar a água bater nos seus pés e sentir a brisa do mar, isso é Aquiraz.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Brasília um novo olhar...



Encantada com a história e fascinada com o rural que a cidade me apresentou, mudei meu olhar pela cidade. Como foi bom ficar 03 dias em Brasília conhecendo pessoas queridas e locais de rara beleza e contemplação.
Brasília se tornou “Brasília Turismo Rural” nas minhas indicações.
Fazenda Velha: conhecer a história contada pelo interprete que a cada palavra sobre o local me fazia viajar no tempo, principalmente por estar ao seu redor figurantes trajados com roupas de época, cada um no seu serviço, mas sempre com um sorriso no rosto, sentindo-se importante por poder ajudar a contar histórias aos visitantes. Como é importante esse fato, valorizar nossos parceiros que nos ajudam dia a dia em cada visita, eles são muito importante, pois se trajam com roupas da época para ajudar a contar a história do local, ou seja, pertencimento do saber e fazer.
Fiz um tijolo de adobe, eu fiz...
Provei da Tapioca feita na hora, em utensílios do passado, no local que com certeza muitas tapiocas foram feitas.  Nem com o passar do tempo vou esquecer aquela manhã, onde ao lado de pessoas especiais, pude ajudar a organizar uma atividade. Obrigada Maria Inês por me receber com tanto carinho.





Rancho Canabrava: pude pela primeira vez selar um cavalo, cavalgar pela propriedade e gente pasme agradecer ao cavalo dando um banho no animal. Foi uma sensação indescritível, foi como se agradecêssemos ao animal pelo passeio. Ele ficou quieto, o instrutor nos dando as explicações de como se inicia um banho no animal, os cuidados que devemos ter. Cheguei a pensar que algumas vezes o banho para mim é mecânico...
 E não paramos por ai na atividade organizada, fizemos uma oficina da crina do cavalo e no final da tarde, com o por do sol da área rural de Sobradinho, vimos uma das cenas marcantes neste dia, a cavalgada dos animais para as suas celas. Fez-se um silêncio, foi como se naquele instante todos só escutassem o trote dos cavalos e nada mais.
Obrigada ao bom Deus por este dia. Dinho valeu...





Trem da Serra : o que falar de um lugar que todos conhecem em Brasília, que foi o pioneiro neste segmento do turismo rural da cidade. Mas poucos sabem os segredos que as trilhas apresentam, poucos sabem da trilha da fé que nos fez ajoelhar e agradecer a Deus por aquele momento, rara contemplação e encontro com Deus. As saias por cima das calças, o olhar de incrédulos de alguns e de extrema fé de outros, mas juntos formamos a trilha da fé iniciada pelo Bravo.
Entre as duas outras trilhas que fizemos, trilha da onça onde o cerrado se mistura com as histórias e não sabemos se paramos para olhar a flor ou a vista de Sobradinho . Trilha da Produção a mesa, uma mistura de animais, criação, curiosidade, ensinamento e mais tantas emoções que só podem ser vividas para falar. Carminha é Brava Gente aventureira, obrigada amiga.
 Viver atividades é o nosso foco neste trabalho e toda a equipe formada por pessoas com olhares diferentes, mas no coração com o mesmo conceito:Brasília neste dia foi um novo olhar.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Na Fazenda Velha em Brasília - DF, ADOBE se tornou uma atividade turística


Vocês nem imaginam o que significa essa foto... amanhã vou postar sensações e experiências em Brasília na PRODUÇÃO RURAL ASSOCIADA AO TURISMO

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

decoração de mesa - podemos inovar?

Cobrir a mesa com toalha de pano? Temos outra solução...

Com o novo olhar de quem se preocupa com a cultura local, algumas pessoas já se envolvem em outros tipos de decoração em espaços gastronômicos. Tantos são os festivais de gastronomia que existem, tantos são os novos mestres na arte da culinária, e tantas universidades voltadas para este fim, que bom.
Mas em cada cidade existe “aquela famosa cozinheira” que aprendeu com a mãe, que aprendeu com a avó e assim por diante, que vem de geração em geração. Não é assim em nossas cidades, pena que em algumas essas famosas “mestras” não sejam tão conhecidas, nem tão valorizadas quanto deveriam.
No programa do Olivier na GNT deste sábado, dia 10 de setembro, ele esteve em Fernando de Noronha, participando de um festival de gastronomia do local e o que mais chamou a nossa atenção foi a toalha que ele usou na mesa: era de folha de bananeira, com as panelas de barro e decoração com as flores da ilha. Produção associada pura.
Imaginem que não teremos que lavar gastar mais água deste planeta, utilizou o que já existe na ilha e que decorou agregando valor ao ambiente, tornando-o diferente aos olhos dos turistas que se sentiram realmente em uma ilha – agregar valor com as coisas que já existem.
Folha de bananeira, em quantos locais pode ter esse tipo de decoração?
Quantos restaurantes podem esquecer as toalhas de plástico e colocar toalhas que podem ser encontradas na sua cidade, seja bordada por uma bordadeira local com o nome do local, seja feita com um material encontrado na cidade, seja da região, o que precisamos é nos conectar com as possibilidades da nossa cidade,região e Estado.
Gente mude o olhar! Procure compreender que temos que inovar resgatando nossos valores. Valorizar o que é nosso. É isso.


http://www.olivieranquier.com.br/programa/

sábado, 10 de setembro de 2011

Um convento como atividade turística - um bom exemplo

Minhas queridas irmãs,

Em um convento religioso situado em Extrema-MG, fica o convento Casa Ain Karin, onde o visitante pode conhecer pessoas fantásticas – as Irmãs da Congregação Filhas de Maria Servas dos Pequeninos. Quem me conhece ou já ouviu minhas palestras, conhece um pouco desta linda história, mas quem nunca me ouviu contar sobre as Irmãs, vale à pena parar em Extrema que fica situada no Sul de Minas Gerais divisa com o Estado de São Paulo e visitar o santuário Ain Karim.
Situado em local de EXTREMA beleza o convento pode ofertar um cenário de contemplação e um silêncio que faz com que você não queira mais ir embora.
A proposta de visita ao Convento teve inicio com a oferta de um café no convento sob agendamento e a produção de geléia de pimenta – receita do Padre Antônio Maria. O Local propicia um passeio pela propriedade, visita a capela, mas o melhor (palavra de todos que conhecem o local) e a conversa alegre e festiva com as Irmãs do convento que vivem em oração e tarefas o seu dia a dia no convento.
O tempo parece que parou naquele local e que você sai de lá querendo resgatar sua vida, mudar seu foco, será que precisamos de tantas coisas para viver? Será que precisamos gastar o nosso tempo com tantas coisas que não trazem satisfação.
Uma visita a este local traduz vivenciar, encantar e valorizar a vida...
Um convento que agrega valor sendo mais um atrativo turístico para Extrema, geléias de pimenta que você pode levar de presente, um momento de contemplação e conhecer um local de pura religiosidade e felicidade.
Essa é minha dica: tire um dia e visita o convento, agende um café com as irmãs ou assista todo dia 11 de cada mês à missa celebrada em Jacareí- SP onde a Congregação hoje possui mais um local de religiosidade, onde reside outras  irmãs da congregação e todo dia 11 é realizada  uma missa, o visitante encontra um pequeno espaço para venda das peças criadas pelo Padre Antonio Maria (medalhas, terços entre outras peças) , comprar a geléia de pimenta entre outros artesanatos feitos por essas Irmãs empreendedoras .
Conheça . Você nunca mais vai se esquecer deste destino.


sexta-feira, 9 de setembro de 2011

cheiros e sensações



Lendo o blog da minha filha que esta em Macau “senti” em suas palavras o cheiro da cidade e o movimento do local. Como algumas pessoas podem através de suas palavras transportar o leitor ao desconhecido, fazer com que ele sinta o local e tenha vontade de ir ou não visitar o destino em referencia.
Neste dia falo de Cambará do Sul e minha experiência com um povo acolhedor e na vivencia de várias atividades turísticas.
Como visitante levamos o que registramos em nossa máquina de fotografia, levamos lembranças como falei ontem, se conhecermos alguém levamos as pessoas do local, mas uma coisa nós levamos sempre o cheiro e o gosto, não é assim?
 Falamos aos outros: naquela cidade provei o famoso Churrasco na Vala, feito na parte da frente de um galpão antigo, onde as pessoas que me recebiam estavam trajadas a caráter, mas uma coisa eu nunca mais vou esquecer o aroma do churrasco feito na vala (tradição local).
Eu, Mirian, não me esqueço do cheiro do café coado na hora e do local em si, pois estamos falando de um galpão onde fomos recebidos pelos proprietários com um tradicional churrasco gaucho só que feito na vala, uma linda dança típica da cidade, pessoas com sorrisos no rosto, abraços, informações, cultura, encantamento, contemplação, surpresa em cada canto, emoções, mas o cheiro do café ficou registrado na minha mente e para minha felicidade posso dividir a fumaça da foto com vocês.
Fiz amigos nesta cidade, conhecer Vânia foi um marco em minha vida, ter caminhado ao lado do Vico e saborear suas geléias foi muito bom. Mas Cambará do Sul para mim vai ficar para sempre naquela fumaça do café fresquinho feito no fogão de lenha por um autentico gaucho.
É isso que precisamos em nossas cidades, colocar para o visitante o nosso melhor cheiro, o nosso melhor sabor, a nossa tradição. Quem verdadeiramente conhece a tradição do local onde reside, ou vou mais ainda, quantas pessoas resolvem montar um hotel e não fazem pesquisa local para saber como é a cultura daquela cidade. Como ele pode agregar valor ao seu equipamento através destas ofertas se ele souber aproveitar a cultura local. Quantos turistas que visitam um destino e saem sem conhecer a cidade e seus “encantos”, temos que pensar em agradar, encantar, agregar valor através da nossa cultura local.
Esse é o meu desejo de hoje: que em cada local que você visitar, você leve o melhor daquela cidade
Quintais de Cambará do Sul - conheça.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011


Quando nos tornamos turistas queremos comprar  para nós mesmos como lembrança do local ou como presente para alguém.
O que procuramos? Um presente que me faça identificar o local visitado com uma identidade que talvez não encontre em outra cidade.

Um objeto que seja simples de levar na mala, que seja bem embrulhado pelo comerciante, que tenha uma embalagem consciente com o meio ambiente, que tenha uma etiqueta contando o nome do artista, qual a cidade, como se fez a peça (quem sabe uma identificação do material utilizado) e quem sabe uma historia do artesão ou artista que fez a peça.

Ontem conversando com um mestre em entalhes da minha cidade HÉLIO PETRUS ele me contou que quando um visitante pergunta qual a sua melhor, obra ele responde: ainda vou fazer.

É isso gente, o aperfeiçoamento de sua obra sempre, como se aquela que acabamos de fazer ainda precisasse ficar melhor do que a outra. O que vou agregar de valor a minha obra que vai torná-la objeto de desejo do meu visitante?

Precisamos nos ligar nestes pequenos detalhes para que o nosso visitante possa levar em sua bagagem além do objeto comprado a história daquela pessoa e do local visitado.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

manifestações culturais da paraíba como exemplo de produção cultural associada ao turismo


Em Campina Grande – Paraíba, fomos contemplados por esse grupo de jovens que apresentaram um pouco da sua cultura durante o evento.

Um exemplo que todos podem utilizar ao organizar um evento. Valorizar a cultura local, contratando pessoas que apresentem as manifestações culturais do local, PRODUÇÃO CULTURAL ASSOCIADA AO TURISMO.

Quantos grupos precisam de apoio para continuar com a vontade de resgatar as tradições de um local, quantas pessoas precisam de apoio para comprar as roupas, locais para ensaiar, custos administrativos entre outras pequenas despesas que esses grupos possuem e que muitas vezes não desistem pelo motivo de valorizar a cultura local.

Quantos de nós neste país precisamos valorizar a cultura local?

Quantos grupos têm em sua cidade que poderiam se apresentar no café da manhã de um hotel ou nos restaurantes locais?

Não importa se a cidade recebe uma quantidade grande de turistas, temos que valorizar a comunidade local e vice versa.

Pensem nisso...

CULTURA ARTE VIVA DE UM POVO E COMO DIZ UMA AMIGA:
 O TURISMO INCENTIVA A CULTURA LOCAL.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

dicas

Vou tentar escrever um pouco do que vi e das pessoas e locais que acho bacana registrar durante minhas viagens. Espero que possam aproveitar .

Este local é o restaurante Tempêro da Angêla em Prados no Distrito de Bichinho .

A casa é encantadora , a dona uma super mulher, o atendimento é mil, a comida é deliciosa.

Estes amigos da foto acima são de vários Estados brasileiros e viram , provaram e gostaram .

 Pura Produção Associada .
Um beijo

Um estado de espírito - Paraíba

Paraíba,

Para quem não conhece vale a pena, para quem já foi, volte.
Um local com o humor por todo canto, pessoas de sorriso largo, vontade de ajudar, vontade de mostrar o que é bom, comida, imagine gente é de morrer de tanto comer, só coisas gostosas.
Praias, cidades antigas, cidades divididas entre os dois estados, casas simples com gente do bem. Turismo de sol e mar, turismo de aventura, turismo rural entre o cultural que é muito forte.
Mas o que mais me encantou foi o rostinho do grupo de dança de Campina Grande, com um sorriso no rosto e muita dança no pé, com orgulho de ser Paraibano e representar um pouco de nossa cultura.
Obrigada ao meu bom Deus por ter me colocado nesta estrada ....